Esvaziar "religião" e "religiosidade" de seu núcleo é aquilo que o mundo vem aplaudindo ao ler e ouvir o grande líder religioso Dalai-Lama. Ele substitui Deus por um denominador comum intraterreno: felicidade, libertação, desenvolvimento humano, unidade do gênero humano. Em seu livro Uma ética para o novo milênio, ele afirma: "Cheguei à conclusão de que não importa muito se uma pessoa tem ou não uma crença religiosa. Muito mais importante é que seja uma boa pessoa". Mais adiante, diz: "Podemos também concluir que nós, humanos, conseguimos viver bem sem recorrer à fé religiosa... Como a maioria não pratica a religião, estou preocupado em tentar encontrar uma forma de servir toda a humanidade sem apelar para a fé religiosa. Se considerarmos as religiões mais importantes do mundo sob uma perspectiva mais ampla, descobrimos que todas elas - budismo, cristianismo, hinduísmo, islamismo, judaísmo, siquismo, zoroastrismo e outras - visam ajudar a alcançar uma felicidade duradoura".
Sim, Dalai-Lama, a felicidade é um laço que une diferentes culturas a Deus. Porém, em todas elas (culturas), a religião está devidamente estruturada, porém enfraquecida pelo seu inclusivismo universal. Afinal, o que está associado à sua mensagem? Você reduz a prática espiritual ao desejo de felicidade para si mesmo. Implicitamente, cada ação tolerante do seu discurso não me preocupa com nosso conforto e bem-estar aqui neste mundo, mas em como estamos nos preparando para a vida por vir? Estamos à periferia de uma falsidade cristã?
O que dizer de tantos homens de boa vontade que afirmam não ter religião, mas que vivem seus princípios com muito mais profundidade que outros cristãos? Confessar crer em Deus é apenas um dos passos, mas não podemos viver eternamente anônimos. Se somos testemunhas de Deus, então não somos Seus agentes secretos, mas Sua luz, que todos podem ver.
Ao exercermos nossa fé, o verdadeiro laço que nos une a Deus não é a busca pela felicidade, mas desocupar o lugar que sempre pertenceu a Deus em nossa vida. Que tal permitir que Deus ocupe o Seu próprio lugar em nossa vida? Garanto que aí a felicidade preencherá nossa religião.
Um comentário:
Daew...tuh tava inspirado hoje!? Muito bom Pastor...eu tbm li o anterior e achei um absurdo a panfletagem de swing club's em plena luz do dia!
E se o Tutt's estivesse no caroo?!Agora fiquei preocupado...
Abrass
Iury Damazzio
Postar um comentário