17 de junho de 2010

Nome pirata do Espírito Santo = Histeria!

Em uma pacata cidade do interior do Ceará, Itatira, a aparição do espírito de um aluno morto causou uma histeria coletiva em um colégio da cidade. É isso mesmo. Segundo testemunhas, os alunos entraram em transe e, desesperados, reagiram histericamente. Detalhe: quem "assinou" esse laudo foi um padre da cidade que também é parapsicólogo. Mas não estranhem, pois segundo o psicólogo clínico Julio Peres, doutor em neurociências pela USP, é necessário levar em consideração a possibilidade de os jovens do Ceará terem sofrido um problema ligado à sua espiritualidade, e não um transtorno psiquiátrico. Por mais que não se queira tocar no assunto, a espiritualidade está à nossa volta. 
Por quê no mundo televisivo os espíritos atraem a atenção e a admiração das pessoas? Vejamos: você está tranquilo em casa, comendo um biscoitinho e assistindo aquela novelinha que tem um espírito simpático, que ajuda as pessoas do bem. Você aprendeu na novelinha que o espírito mau não tem poder sobre as pessoas boas, por isso, quando você encontra um espírito na novelinha, ah, que alegria! Ele também é do bem e veio para guiar as pessoas boas. 
Aí, lá no Ceará, um espírito aparece num colégio, todo faceiro, causando histeria e desespero. Por isso, o melhor a fazer é procurar a Palavra de Deus para saber porque aquele espírito não guiou as pessoas para o bem. 
Em Levítico 19, um dos melhores capítulos para se estudar comportamento, ética e moral, diz que os filhos de Deus não devem procurar as pessoas que consultam espíritos de pessoas mortas (verso 31), os necromantes (nos dias de hoje o nome é outro). Afinal, porque se consultariam os mortos para resolver problemas dos vivos (Isaías 8:19)? Nem Deus vê razão nisso. Ou seja, para Deus, isso é irracional.
Contudo, quando Cristo esteve aqui na Terra, disse que enviaria um outro Consolador. Quem seria ele? Em João 16:8 diz que esse Consolador guiaria as pessoas para o bem. É assim que está escrito: "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo". E no verso 13 diz que ele nos guiaria a toda a verdade. Esse Consolador é o Espírito Santo.
Logo adiante, em João 17:17, o próprio Jesus disse para Deus nos santificar na verdade, pois a Palavra de Deus é a verdade.
Quando vejo que os espíritos modernos não nos guiam para a verdade, só para a histeria e comoção, penso em como as pessoas precisam do Espírito Santo. Elas se satisfazem com aquele "espírito" que aparece na novela. O próprio nome já diz: novela, ficção, entretenimento. A Bíblia não é ficção, não é entretenimento. Talvez se fosse, seria mais lida e respeitada. Entretanto, ela é real e nela encontramos uma das lições mais lindas que se relaciona ao Espírito. Em 2 Coríntios 3:17, lemos: "Ora, o Senhor é Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade".
Histeria? Bem, o Espírito Santo não causa isso. Só se for pirata.

Nenhum comentário: