6 de julho de 2010

Deus se preocupa com Sua imagem? (1ª parte)

Deus tem rosto? Moisés pediu para vê-Lo, mas apenas a Sua glória (outras versões dizem bondade) passou. A Bíblia diz que nunca mais se levantou um profeta como Moisés, que falava face a face com Deus (Deuteronômio 34:10).
A linguagem corporal é uma das maneiras mais fáceis que a divindade tem para se comunicar com o ser humano. Veja:
1) Deus tirou o povo de Israel com mão forte e braço poderoso (Deuteronômio 5:15).
2) Em Josué 5:15, lemos: “Respondeu o príncipe do exército do SENHOR a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim”. Lembra de Moisés na sarça ardente?
3) Já convencido do seu pecado, Davi clama: “Cria em mim ó Deus, um coração novo”, Salmo 51:10.
4) E que tal essa? “Porque o rei da Babilônia pára na encruzilhada, na entrada dos dois caminhos, para consultar os oráculos: sacode as flechas, interroga os ídolos do lar, examina o fígado” (Ezequiel 21:21). Examinar o fígado... Uau...
A linguagem do corpo é realmente impactante. O Papa Pio XII chegou a dizer que “quando o homem perde a imagem do divino, torna-se um cadáver ambulante”. Teólogos e Sociólogos já tentaram diversas abordagens para tratar deste assunto, porém, o que realmente está em jogo é a imagem de Deus.
Se o homem foi feito à Sua imagem, o que a humanidade tem refletido? Um homem bem-sucedido transmite a imagem de ter muito dinheiro, mulheres, viagens e muitos bens de consumo. Contudo, isso não passa de egoísmo, chega a ser hedonista. Tente libertar uma prostituta de seu prostíbulo e verás como o cafetão vai reagir. A busca pelo prazer é sustentada por gente assim, que se preocupa apenas consigo mesmo e não com os outros. O hedonismo de um é o ganha-pão de outro. Deus não age assim. Ele quer libertar aquela menina escravizada, dar-lhe uma nova vida, uma chance de poder crescer e viver dignamente. Isso é pedir demais?
O que o homem pode exigir do homem? Respeito, paz, boa-vontade, cordialidade? Quando Cristo veio a este mundo não era apenas o caráter soteriológico de Sua missão que estava em cheque. O aspecto cósmico e espiritual da imagem de Deus também. Quando você está no escritório, na sala de aula, dentro de casa, a imagem que tens possibilidade de refletir foi Cristo quem a garantiu quando viveu uma vida íntima com o Pai e que na cruz foi definitivamente selada. Pena que algumas pessoas usam máscaras de Jesus, tentando transparecer um aspecto de santidade, mas que na verdade, são lobos disfarçados de ovelhas. Isto é a auto-justificação.
Se o seu rosto foi criado à imagem e semelhança de Deus, então reflita algo superior a sua natureza carnal. Não use máscaras, coloque Deus no seu coração e verás o que irás refletir.

Nenhum comentário: