12 de julho de 2010

Por que nós temos sucesso?


Existem alguns segredos para alcançarmos o sucesso. Sorte, acreditam alguns. Coincidência, acreditam outros. Outros, assim como eu, acreditam que a perseverança é um dos segredinhos básicos. Até a Bíblia fala a respeito: “Aquele que perseverar até o fim, este será salvo” (Mateus 24:13). Também ligado à perseverança, outro segredo é o preparo. Quanto mais você estiver preparado, mais chances você tem de alcançar aquilo que deseja. Veja por exemplo a parábola das 10 virgens. Cinco delas saíram para comprar o óleo para suas lamparinas, mas já era tarde demais. Elas não estavam preparadas (Mateus 25:1-13).
Contudo, um dos segredos que eu mais gosto está em Deuteronômio 9:1-6. Leia-mos alguns trechos: “Depois que o Senhor, o Seu Deus, os tiver expulsado da presença de você [os habitantes de Canaã], não diga a si mesmo: ‘O Senhor me trouxe aqui para tomar posse desta terra por causa da minha justiça’. Não, é devido à impiedade destas nações que o Senhor vai expulsá-la da presença de vocês. Não é por causa de sua justiça ou de sua retidão que você conquistará a terra delas. Mas é por causa da maldade destas nações que o Senhor, o Seu Deus, as expulsará diante de você. ...Portanto, esteja certo de que não é por causa da sua justiça que o Senhor, o Seu Deus, lhe dá esta boa terra para dela tomar posse, pois você é um povo obstinado”.
Interessante, não? Duas lições a esse respeito: independente do nível do sucesso, Deus não nos considera dignos o suficiente por tê-lo alcançado. Não somos aptos por sermos o que somos. Afinal, quem nós somos? É necessário humildade para entendermos o sucesso. Ao que parece, humildade é o segredo número 1 de uma pessoa bem sucedida. Aqui vale um pouco mais de explicação. Humildade envolve a confiança de que você pode fazer determinadas coisas, porém, não atribuir tal capacidade aos dons dados por Deus é um problema de falta de humildade.
O segundo segredo é que o nosso sucesso depende pura e exclusivamente de Deus. Claro, veja como o Senhor tratou Israel. Ele o libertou do Egito, operou milagres alimentando-os e dando-lhes de beber. Enfim, sempre que Israel fazia ou conseguia alguma coisa era Deus quem os favorecia, os abençoava. Mas mesmo assim, Israel era um povo obstinado, assim Deus o chamou. Isso quer dizer que até mesmo eu, nos dias de hoje, um indigno, um injusto, um obstinado, posso alcançar o sucesso, desde que o Senhor vá à minha frente.
Lembre-se, Deus pode te dar sucesso, mas primeiro, peça para Ele desenvolver a humildade. Assim, mesmo sendo indigno, você estará apto para entender o sucesso que Deus te dará.

Um comentário:

Simeon Tochetto disse...

Muitos definem sucesso como sendo a união da competencia com a oportunidade,,,, nessa definição então todo o cristão é certamente destinado ao sucesso, porque todos estamos sobre o tempo da graça (preparo = competencia)e as oportunidades, ahh essas Deus nos oferece, e muitas são as chances!!!!
Então o sucesso para o critão é uma questão uma escolha!!!